10 anos no Hobby

By: COL

[Recommend this Fotopage] | [Share this Fotopage]
View complete fotopage

Wednesday, 12-Sep-2012 00:00 Email | Share | Bookmark
: COL - Pasta 751 - O Bairro de Santa Cruz

Jabour
Pegaso
Algarve - Mais fotos no COL Wordpress

SÉRIE BAIRROS

Santa Cruz é um extenso e populoso bairro de classe média, média-baixa e baixa da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o mais distante da região central da cidade. Cortado pelo ramal Santa Cruz da malha ferroviária urbana de passageiros da região metropolitana do Rio de Janeiro, possui uma paisagem bastante diversificada, com áreas comerciais, residenciais e industriais.
É sede da XIX Região Administrativa (R.A.), compreendendo também o bairro vizinho de Paciência. A XIX R.A., por sua vez, pertence a Área de Planejamento 5 da prefeitura do Rio de Janeiro e está subordinada à Subprefeitura da Zona Oeste
Desde a instalação do Porto de Itaguaí, é uma localidade em franco desenvolvimento. Possui 444 anos de história, estando nela preservados importantes monumentos. É, porém, um local de contrastes. É um dos bairros mais populosos, e ao mesmo tempo, devido a sua vasta área territorial, um dos menos densamente povoados; possui um distrito industrial, mas em sua paisagem ainda impera muitas áreas inexploradas.

Santa Cruz hoje é um bairro em franco crescimento. Possui um comércio bem desenvolvido, várias agências bancárias e inúmeras e diversificadas lojas. Possui um sistema educacional que atende satisfatoriamente à demanda e o Hospital Municipal Dom Pedro II recentemente modernizado pela prefeitura e especializado no tratamento de queimados. Além de duas grandes unidades militares da Forças Armadas: o Batalhão Escola de Engenharia e a Base Aérea de Santa Cruz, importante centro de defesa da Aeronáutica e maior complexo de combate da Força Aérea Brasileira; a Cidade das Crianças Leonel Brizola, que funciona como Parque Temático da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (possuindo inclusive um planetário), destinado, em especial, às crianças e adolescentes, e importantes monumentos históricos e culturais.
Foram instalados, especialmente nas proximidades da Avenida João XXIII, vários empreendimentos industriais de peso, especialmente a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), que modificou a paisagem e dinamizou a economia do bairro Está programado para entrar em funcionamento uma fábrica de turbo-geradores de energia para plataformas marítimas até o fim de 2012, um investimento de US$ 60 milhões da britânica Rolls-Royce Energy.] Até 2016 será instalado num terreno de 570 mil m² no distrito industrial o novo centro de processamento de vacinas e biofármacos da Fiocruz, que terá investimentos de R$ 800 milhões, onde serão fabricadas 600 milhões de doses de vacina por ano. Está prevista a visita do papa Bento XVI a Santa Cruz durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
Também se caracteriza como um bairro proletário, em que coexistem diversos problemas como dificuldades de transporte, falta de saneamento adequado em certos pontos ação de milícias em comunidades carentes e problemas ambientais sérios.

Santa Cruz é a estação terminal do badalado BRT, operado por Jabour e Pegaso, em recente pesquisa no COL, os Busologos, Colecionadores e Cidadãos apontaram como possivel problema a Superlotação nos BRT. Hoje, a Algarve representa o Bairro de Santa Cruz com a maioria das linhas. No âmbito intermunicipal Expresso com linhas para Caxias e Itaguai e a Ponte Coberta ligando Santa Cruz ao bairro iguaçuano Paraiso.







Participe no Grupo do COL, clique no logo do Facebook para comentar !!!, veja fotos de Algarve e Expresso no COL Wordpress http://onibuslegal.wordpress.com





FONTE DE PESQUISA
http://www.wikipedia.com


View complete fotopage


© Pidgin Technologies Ltd. 2016

ns4008464.ip-198-27-69.net